Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Atividade Física

Opte por um ginásio próximo de casa ou do emprego e escolha a hora e tipo de exercício que mais se adapte às suas preferências e necessidades.

Vamos ao Ginásio!

Sabia que os ginásios e Health Clubs são espaços onde, para além dos habituais treinos cardiovasculares e de força muscular, poderá relaxar depois de um dia menos agradável? E que muitos deles já possuem serviço de Baby-Sitting onde poderá deixar o(s) seu(s) bebé(s)/criança(s) enquanto se exercita?

Ritual: Planeie 2 a 3 períodos semanais de 60 minutos para ir ao ginásio, reservando alguns momentos para relaxar depois do exercício.

Nos últimos anos assistiu-se a um enorme crescimento no mercado do fitness, com o surgimento de muitos ginásios e Health Clubs um pouco por toda a parte do país. Este acontecimento, fomentado quer pelo aumento do número de adeptos destes espaços quer também pela cada vez maior evidência científica dos benefícios do exercício na saúde, ditou que instituições públicas e privadas orientadas para a promoção de saúde se empenhassem na formação especializada de profissionais, garantindo uma prescrição e acompanhamento do exercício de forma individual, eficiente e segura.

Neste contexto, é possível encontrar, na maioria dos ginásios/Health Clubs actuais, uma prática diversificada de exercício, que proporciona diferentes respostas fisiológicas e psicológicas importantes para um óptimo funcionamento do nosso corpo e mente. Pela sua maior importância, destacam-se: o treino cardiovascular, fundamental para a elevação do dispêndio energético e prevenção de doenças crónicas; o treino com cargas adicionais, fundamental para a manutenção da massa muscular e força; e o treino de alongamento/flexibilidade, essencial para a prevenção de lesões, problemas posturais e lombalgias.

Esta grande variedade de escolhas, permite assim uma maior compatibilidade com diferentes gostos e motivações pessoais. Experimente e divirta-se!

A CONSIDERAR:
  • Procure exercitar-se num ginásio perto da sua área de residência ou de trabalho. Poderá, por exemplo, efectuar as deslocações a pé e dedicar algum do tempo da sua hora de almoço para se exercitar!
  • Seleccione preferencialmente um ginásio/Health Club cujos profissionais tenham formação superior (Licenciatura ou grau académico superior) em Exercício e Saúde ou Ciências do Desporto. Para além da maior qualidade e segurança dos exercícios efectuados, terá a ajuda certa para estabelecer objectivos claros e realistas.
  • Não dispense a realização de uma Avaliação Física inicial. Este procedimento permite a recolha de dados importantes para um planeamento, prescrição e acompanhamento da sua prática, respeitando a sua individualidade.
  • Se tiver alguma patologia que mereça uma atenção particular ou se sentir que precisa de uma ajuda inicial extra, poderá contratar um Personal Trainer, garantindo assim um atendimento totalmente individualizado e mais seguro.
  • Se a sua intenção é libertar algum stress acumulado, os ginásios/Health Clubs também lhe oferecem várias soluções. Desde as aulas de Yoga e Chi Kung, aos espaços de relaxamento como a Sauna, Jacuzzi e Banho Turco, até ao serviço de massagem… tudo são interessantes opções!

Este é o ritual favorito de...

Porque escolheu este Ritual?
Pedro Dias
Desportista/Professor de Judo

Para minha actividade de Judoca de Alta Competição, é fundamental uma boa condição física. Deste modo frequento diariamente o ginásio, onde, auxiliado por pessoas competentes para tal, procuro melhorar aspectos tão diferenciados como a resistência, a força, a velocidade ou a flexibilidade.

Este tipo de treino vai ajudar a melhorar a minha performance nos combates, mas muito mais importante que isso, está a proporcionar-me rituais de vida saudáveis que têm efeitos imediatos e a longo prazo! Foi por este motivo que escolhi o RITUAL, “Vamos ao Ginásio”, entre tantos.

Procure um ginásio perto de sua casa, siga os conselhos dos instrutores, e divirta-se a melhorar a sua qualidade de Vida!

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share