Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Atividade Física

É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos por dia serem considerados aceitáveis.

10.000 Passos para a Saúde

Sabia que por cada 10 minutos de marcha a ritmo moderado consegue efectuar entre 1.000 e 1.500 passos? E que, geralmente, as pessoas sedentárias apenas realizam cerca de 3.000-4.000 passos por dia?
Ritual: Procure atingir 10.000 passos por dia, na maioria dos dias da semana.
Nas últimas décadas, a procura de maior rapidez e segurança nos meios de transporte e a evolução tecnológica generalizada - mesmo em elevadores, plataformas móveis, tapetes e escadas rolantes - levou a uma diminuição drástica do trabalho muscular e dos nossos níveis de actividade física no dia a dia.
Uma das estratégias interessantes para inverter esta tendência é a auto-monitorização da actividade física. O recurso a um pedómetro – disponível em lojas de desporto e alguns ginásios – para a contagem do número de passos dados por dia, é uma rotina fácil de introduzir no quotidiano e bastante acessível para toda a gente. Este procedimento permite também classificar se cada pessoa é ou não activa.
É recomendável que cada pessoa efectue mais de 10.000 passos por dia, apesar de valores superiores a 7.500 passos por dia serem considerados aceitáveis. Naturalmente, cada pessoa deverá verificar quantos passos realiza em média por dia (numa semana típica) e, após esse teste, poderá incrementar semanalmente esse valor, em 500-1.000 passos, até atingir o valor recomendado. Para as pessoas com excesso de peso e/ou obesidade, aconselha-se adotar também outros tipos de exercícios formais ou planeados, procurando despender 150 minutos ou mais de actividade física moderada por semana.
A CONSIDERAR:
  • Aproveite os percursos curtos para caminhar um pouco. Comprar pão, ir ao multibanco, tomar café ou levar as crianças à escola, são pequenos exemplos de um grande leque de oportunidades.
  • Estacione o carro um ou dois quarteirões mais distantes do seu local de emprego. 
  • No centro comercial, estacione longe da porta de entrada ou num dos pisos inferiores (mas não se esqueça que as escadas, mesmo escondidas, estarão lá!).
  • Aproveite a hora de almoço para caminhar 15 a 20 minutos e o período pós-jantar para caminhar um pouco com a família.
  • Convide os seus familiares, amigos e colegas para o acompanharem nos mais diversos momentos de actividade física e fazerem deste ritual mais uma oportunidade para um estilo de vida activo e saudável.
Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share