Este site usa cookies. Ao navegar neste site está a consentir a utilização de cookies. Saiba mais aqui »
  • R!tua!s de Vida Saudável
One to One Faculdade de Motricidade Humana (FMH)
Newsletter »
subscrição

Os Rituais     Nutrição

Escolha produtos da época para confecionar a sua sopa, pois são mais ricos nutricionalmente e com menor quantidade de químicos.

Sopa: Fonte Nutricional

Sabia que o termo sopa tem a sua origem semântica no sâncrito sû, que significa “bem” e em pô, que significa “alimentar”, o que resulta em “bem alimentar”?

O RITUAL: Inicie as suas refeições principais com um prato de sopa, conciliando uma boa dose de vitaminas e minerais com uma maior saciedade.

A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação, não só pela variedade dos nutrientes presentes nas hortaliças, legumes e leguminosas - que lhe conferem uma baixa densidade energética -, mas também devido aos benefícios que desencadeia a nível funcional.

Um dos grandes benefícios que a ingestão de sopa acarreta é o efeito saciante, que se deve não só ao seu volume – potenciado pela elevada quantidade de água - mas também à sua riqueza em fibras alimentares e à temperatura com que é vulgarmente ingerida . Estes aspetos -fundamentais na regulação do apetite - tornam a sopa um prato de eleição na abertura das refeições ou mesmo como refeição principal! O bom funcionamento da flora intestinal, a manutenção dos níveis de gordura no sangue em valores saudáveis e o elevado poder antioxidante de muitos dos seus alimentos, são outros dos benefícios desta super-refeição!

A CONSIDERAR:
  • Escolha produtos da época para confecionar a sua sopa, pois são mais ricos nutricionalmente e com menor quantidade de químicos.
  • Adicione hortaliças de cor escura e legumes de polpa colorida na sua sopa. São excelentes fontes de fibras alimentares e antioxidantes.
  • Quando utilizar a sopa como prato principal, enriqueça-a com diferentes fontes de proteínas vegetais – como o grão, feijão, ervilhas - tornando-a assim mais completa e equilibrada. O gérmen de trigo e cereais integrais também representam uma boa solução.
  • Se optar pela utilização de carne na confeção, seja moderado(a) nas doses adicionadas.

Image courtesy of Tiramisustudio / FreeDigitalPhotos.net

Gostou do projeto Rituais de vida Saudável?
Partilhe-o com um amigo
Share